terça-feira, 17 de março de 2009

INTRODUÇÃO A DIDÁTICA MAGNA

DIDÁTICA MAGNA

COMENIUS



Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos

ou
Processo seguro e excelente de instituir, em todas as comunidades de qualquer Reino cristão, cidades e aldeias, escolas tais que toda a juventude de um e de outro sexo, sem excetuar ninguém em siveiarte alguma, possa ser formada nos estudos, educada nos bons costumes, impregnada de piedade, e, desta maneira, possa ser, nos anos da puberdade, instruída em tudo o que diz respeito à vida presente e à futura, com economia de tempo e de fadiga, com agrado e com solidez.
Onde os fundamentos de todas as coisas que se aconselham são tirados da própria natureza das coisas; a sua verdade é demonstrada com exemplos paralelos das artes mecânicas; o curso dos estudos é distribuído por anos, meses, dias e horas; e, enfim, é indicado um caminho fácil e seguro de pôr estas coisas em prática com bom resultado.

A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, e, ao contrário, haja mais recolhimento, mais atrativo e mais sólido progresso; na Cristandade, haja menos trevas, menos confusão, menos dissídios, e mais luz, mais ordem, mais paz e mais tranqüilidade.

(COMENIUS ESCREVEU VISANDO TAMBÉM QUE OS CRISTÃOS VIVEM MAIS INTENSAMENTE O CRISTIANISMO, APRENDESSE PARA VIVER O QUE CONHECEU. O LIVRO DE COMENIUS TAMBÉM VISAVA CRIAR METODOS QUE TORNASSE O TRABALHO DO PROFESSOR MENOS DESGASTANTE E QUE OS ALUNOS PUDESSEM RETER MAIS CONHECIMENTO. )

Que Deus tenha piedade de nós e nos abençoe! Faça brilhar sobre nós a luz da sua face e tenha piedade de nós! Para que sobre esta terra possamos conhecer o teu caminho, ó Senhor, e a tua ajuda salutar a todas as gentes (Salmo 66, 1-2).

(A CONSTANTE CITAÇÃO DE TEXTOS BÍBLICOS NOS FAZ ACREDITAR QUE A OBRA DE COMENIU NÃO É SOMENTE UMA OBRA SOBRE DIDÁTICA SECULAR, MAS UMA OBRA TEOLÓGICA. ASSIM CONSIDERO UMA OBRA TEOLÓGICA, QUANDO ELA TEM COMO EPICENTRO OU REFERÊNCIA A PALAVRA DE DEUS.)

SAUDAÇÃO AOS LEITORES

1. Didática significa arte de ensinar. Acerca desta arte, desde há pouco tempo, alguns homens eminentes, tocados de piedade pelos alunos condenados a rebolar o rochedo de Sísifo, puseram-se a fazer investigações, com resultados diferentes.

(COMENIUS DEFINIU A DIDÁTICA COMO UMA ARTE DE SIMPLESMENTE ENSINAR, A PALAVRA DIDATICA É DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA ENSINAR)


2. Alguns esforçaram-se por arranjar compêndios apenas para ensinar mais facilmente, esta ou aquela língua. Outros procuraram encontrar os métodos mais breves para ensinar, mais rapidamente, esta ou aquela ciência ou arte. Outros fizeram outras tentativas. Quase todos por meio de algumas observações externas recolhidas com o método mais fácil, ou seja, com o método prático, isto é, a posteriori, como lhe chamam.

(TODO PROFESSOR USA UM METODO PARA ENSINAR, OS METODOS SÃO VARIÁVEIS, MAS ALGUM TIPO DE METODO É APLCADO. ALGUNS ENSINADORES PREGUIÇOSOS PROCURAM O CAMINHO MAIS FÁCIL E NÃO MAIS EFICAZ.)

2. Nós ousamos prometer uma Didática Magna, isto é, um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado e sem nenhum aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros. E de ensinar solidamente, não superficialmente e apenas com palavras, mas encaminhando os alunos para uma verdadeira instrução, para os bons costumes e para a piedade sincera. Enfim, demonstraremos todas estas coisas a priori, isto é, derivando-as da própria natureza imutável das coisas, como de uma fonte viva que produz eternos arroios que vão, de novo, reunir-se num único rio; assim estabelecemos um método universal de fundar escolas universais.

( COMENIUS FOI BASTANTE VISIONÁRIO AO PROMETER UM METODO UNIVERSAL CAPAZ DE ENSINAR TUDO A TODOS)




4. Na verdade, a promessa que fazemos é enorme e corresponde a um desejo muito vivo, mas podemos facilmente imaginar que haverá pessoas que nela verão mais um sonho que um propósito fundado na realidade. No entanto, quem quer que tu sejas, leitor, suspende o teu juízo, até que tenhas conhecido a substância das coisas; então terás a liberdade, não somente de julgar, mas também de te pronunciares. Com efeito, eu não desejo, para não dizer que não ambiciono, arrastar ninguém, com os artifícios da persuasão, a dar o seu assentimento a uma coisa que não oferece qualquer certeza. Mas, com toda a alma, advirto, exorto e suplico, a quem quer que olhe o nosso trabalho, que nele fixe o seu próprio olhar e que o fixe com toda a sua penetração, pois é o único meio de se não deixar perturbar pelas opiniões fascinantes de outrem.

( O AUTOR APELA PARA QUE OS LEITORES DA SUA OBRA ABRAM A MENTE PARA APRENDER O SEU METODO REVOLUCIONÁRIO)

5. O assunto é realmente da mais séria importância e, assim como todos devem augurar que ele se concretize, assim também todos devem examiná-lo com bom senso, e todos, unindo as suas próprias forças, o devem impulsionar, pois dele depende a salvação de todo o gênero humano. Que presente mais belo e maior podemos nós oferecer à Pátria que o de instruir e educar a juventude, principalmente quando, pelos costumes e pelas condições dos tempos atuais, a juventude, como diz Cícero [1], entrou num tal caminho que, com os esforços de todos, deve ser travada e refreada? Filipe Mclanchton, com efeito, escreveu que a educação perfeita da juventude é coisa um pouco mais difícil que a tomada de Tróia [2]. E S. Gregório Nazianzeno pensa da mesma maneira quando diz:

( COMENIUS CITA MCLANCHTON QUE DISSE QUE A EDUCAÇÃO PERFEITA DA JUVENTUDE É MAIS DIFÍCIL DO QUE CONQUISTAR TRÓIA)

isto é, a arte das artes está em formar o homem, o qual é o mais versátil e o mais complexo de todos os animais [3].


6. Ensinar a arte das artes é, portanto, um trabalho sério e exige perspicácia de juizo, e não apenas de um só homem, mas de muitos, pois um só homem não pode estar tão atento que lhe não passem desapercebidas muitíssimas coisas.

(ENSINAR É FORMAR O HOMEM, A EDUCAÇÃO É ESSENCIAL PARA FORMAR O CARÁTER )

7. É por isso que, com razão, peço aos meus leitores, mais ainda, em nome da salvação do gênero humano, suplico a todos aqueles que tiverem ocasião de lançar um olhar sobre a minha obra: primeiro, que não imputem à presunção o fato de ter havido alguém que, não apenas tenha tentado, mas ousado prometer levar a bom termo tão grande empresa, pois esta foi empreendida com um objetivo salutar. Segundo, que não desesperem se a experiência não resultar logo ao primeiro ensaio, e não der completamente os resultados desejados. É necessário, com efeito, que primeiro germinem as sementes das coisas; estas virão a seguir, gradualmente, segundo a sua natureza. Por mais imperfeita que seja a minha tentativa e não chegue a atingir o objetivo que eu me havia proposto, o meu exemplo trará, todavia, ao menos, a prova de que foi percorrida uma longa etapa que jamais havia sido percorrida e que o cume a escalar está mais próximo que até aqui. Enfim, peço aos meus leitores que prestem atenção, sejam corajosos e julguem com liberdade e perspicácia, como convém nas coisas da máxima importância. Dito isto, é meu dever, por um lado, indicar em poucas palavras aquilo que me proporcionou a ocasião de empreender este trabalho, e, por outro lado, resumir as principais características das novidades que ele contém, antes de o entregar, com inteira confiança, à boa fé e às ulteriores investigações de todos aqueles que julgam com sensatez.

(APLICAR A ARTE DE ENSINAR EXIGE PACIÊNCIA DOS MESTRES, POIS OS RESULTADOS NÃO VIRAM DE IMEDIATO)

8. Esta arte de ensinar e de aprender, levada ao ponto de perfeição que parece agora esforçar-se por atingir, foi, em boa parte, desconhecida nos séculos passados e, por esse fato, os estudos e as escolas curvavam ao peso de fadigas e de caprichos, de hesitações e de ilusões, de erros e de faltas, de tal maneira que apenas podiam adquirir, à força de lutar, uma instrução sólida, aqueles que tinham a felicidade de possuir uma inteligência divina.

(CONFORME COMENIUS, QUANDO O METODO DE ENSINO NÃO É EFICAZ, MESMO ASSIM OS ALUNOS BRILHANTES CONSEGUEM UMA INSTRUÇÃO SÓLIDA)

9. Mas, desde há algum tempo, Deus começou a propiciar-se do século nascente, verdadeiramente novo, direi quase uma aurora, e suscitou, na Alemanha, alguns homens de bem que, desgostosos com a confusão dos métodos utilizados nas escolas, se puseram a investigar um método mais curto e mais fácil para ensinar as línguas e as artes; depois dos primeiros vieram outros, e precisamente por isso alguns obtiveram sucesso maior que outros, como se revela evidente pelos livros e ensaios didáticos por eles publicados.

(SEGUNDO COMENIUS DEUS PROPICIOU A ALEMANHA O SURGIMENTO DE HOMENS VOLTADO A ARTE DO ENSINO. DE FATO DEVEMOS A ALEMANHA O TRIBUTO DE HONRA POR HOMENS COMO GUTTEMBERG QUE INVENTOU A IMPRENSA E POR LUTERO QUE DIFUNDIU A DOUTRINA DO LIVRE PENSAMENTO E DO DIREITO DO HOMEM LER E ENTENDER A BIBLIA INDEPENDENTE DA INTERPRETAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA QUE TINHA O MONPÓLIO SOBRE O PENSAMENTO)

10. Quero referir-me a Ratke [4], Lubin [5], Helwig [6], Ritter [7], Bodin [8], Glaum [9], Vogel [10], Wolfstirn [11] e àquele que deveria ser nomeado entre os primeiros, João Valentim Andrea [12] (o qual, assim como pôs a claro os males da Igreja e do Estado, assim também, aqui e além, nos seus escritos puros como ouro, mostrou os males das escolas e, em vários lugares, indicou os remédios), e a outros, se os há, os quais nos são ainda desconhecidos. A própria França começou a rebolar esse rochedo, quando Jean-Cécile Frey [13] publicou, em Paris, em 1629, uma excelente didática, sob o título Novo e rapidíssimo método que conduz às ciências divinas, às artes, às línguas e aos discursos improvisados.

(COMENIUS LISTOU OS NOMES DE ALGUNS ILUSTRES PERSONAGENS QUE CONTRIBUIRAM PARA A EVOLUÇÃO DA DIDÁTICA, DANDO ENFASE A JOÃO VALENTIM ANDREA QUE EXPOS AS MAZELAS DO ESTADO E DA IGREJA)

11. Tendo-se-me apresentado a ocasião de toda a parte, pus-me a ler os livros desses escritores; e se dissesse quanto prazer experimentei e como foram grandemente aliviadas as dores em mim provocadas pela ruína da minha pátria e pelo triste estado de toda a Germânia, ninguém me acreditaria. Comecei, na verdade, a esperar que a Providência divina não fazia coincidir em vão todos esses infortúnios, uma vez que, à ruína das velhas escolas correspondia, ao mesmo tempo, a eclosão de escolas novas no quadro de projetos novos. Com efeito, quem projeta construir um novo edifício começa habitualmente por aplanar o terreno, indo até à demolição do velho edifício, pouco cômodo e a ameaçar ruína.

(O NOVO METODO DE ENSINO EXIGIRIA DESVINCULAR-SE DOS ANTIGOS METODOS )

12. Este pensamento despertava em mim uma bela esperança acompanhada de um doce prazer; mas, a seguir, apercebi-me de que, pouco a pouco, a esperança se diluía, uma vez que, querendo desentulhar o terreno completamente, de baixo até cima, julgava não ser capaz de tão grande empresa.

13. Por isso, desejando possuir informações mais completas sobre certos pontos e dar a minha opinião sobre alguns outros, escrevi a um, a um outro e depois a um terceiro dos autores atrás citados, mas em vão, pois, por um lado, quase todos guardaram ciosamente segredo a respeito das suas descobertas e, por outro lado, as minhas cartas foram-me devolvidas sem resposta, porque os destinatários eram desconhecidos no endereço indicado.

14. Só um deles, o eminente J. V. Andrea, me respondeu, dizendo que, de bom grado, me daria quaisquer esclarecimentos, e encorajando a ousadia do meu empreendimento. Foi assim que, picado, por assim dizer, pela espora, me pus de novo a pensar mais freqüentemente neste trabalho e que, finalmente, um ardente amor do bem público me obrigou a tentar a empresa, começando pelos fundamentos.


(A FRASE:”ARDENTE AMOR AO BEM PÚBLICO!” É O QUE CARACTERIZA OS HOMENS QUE AJUDAM A MELHORAR A HUMANIDADE, OS HEROIS ENTRE OS HOMENS SÃO AQUELES QUE BUSCAM O BEM DO PRÓXIMO SEM ESPERAR RETRIBUIÇÃO.)


"COMENIUS FOI O PAI DA DIDÁTICA", SE PREOCUPOU COM A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.


15. Postas, portanto, de lado as descobertas, as opiniões, as observações e as advertências dos outros, decidi-me a refazer tudo por mim mesmo e a examinar o assunto e a procurar as causas, os métodos, os processos e os fins daquilo que, com Tertuliano [14], chamamos, se isso nos é licito, aprendizagem (discentia).

(A BUSCA DO SABER E DA VERDADE, É UMA BUSCA INTERIOR QUE ALGUNS HOMENS ILUMINADOS POR DEUS, PROCURAM NA NATUREZA ENCONTRAR RESPOSTAS PARA AS SUAS PERTUBAÇÕES INTERIORES. É ISSO QUE CARACTERIZA OS GRANDES PENSADORES, LÍDERES E CIENTISTAS DA HUMANIDADE)

16. Dai nasceu este meu tratado, onde o tema é, assim o espero, desenvolvido mais longamente e mais claramente do que nunca o foi até ao presente. Escrito inicialmente em vernáculo, para uso do meu povo, sai agora, a conselho de alguns homens eminentes, vertido em latim, para que, se possível, aproveite a todos.

( ORIGINALMENTE O “DIDÁTICA MAGNA” FOI ESCRITO EM ALEMÃO, IDIOMA DO AUTOR E POSTEIORMENTE TRADUZIDO PARA O LATIM QUE ERA A LINGUA DOS ERUDITOS)


17. Com efeito, a caridade manda que o que Deus manifestou para salvação do gênero humano (assim fala o eminente Lubin da sua Didática [15], se não esconda dos mortais, mas se manifeste a todo o mundo. Efetivamente, é da natureza de todos os bens (continua o mesmo Lubin) que sejam comunicados a todos; e quanto mais é a riqueza e se põe em comum, tanto melhor é e tanto mais cabe a todos.


(O CONHECIMENTO DEVE SER DISSEMIDADO A TODOS E NÃO DEVE SER RESTRITO APENAS PARA “INICIADO” COM FAZEM ALGUMAS RELIGIÕES).


18. É também uma lei de humanidade que, se se conhece qualquer meio de ir em auxilio do próximo para o tirar das suas dificuldades, não se deve hesitar; sobretudo quando se trata, não de um homem só, mas de muitos, e não apenas de muitos homens, mas de muitas cidades, províncias e reinos e, digo até, do gênero humano inteiro, como é o caso presente.

( COMENIUS DEFENDE QUE AS COISAS BOAS DEVEM SER DIFUNDIDA PARA TODA A HUMANIDADE, VEMOS QUE MUITAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS MUITAS VEZES TEVE SUAS FÓRMULAS MANTIDA EM SECRETO PARA PODER GERAR LUCRO AO DETENTOR DE DETERMINADA TECNOLOGIA, É OBVIO QUE AQUELE HOMEM E EMPRESA QUE DEDICOU A PESQUISA DEVE SER JUSTAMENTE RECOMPENSADO PELAS DESCOBERTAS, MAS A GANANCIA NÃO PODE PRIVAR OS DEMAIS HOMENS DE SE BENEFICAR DA CIÊNCIA)

19. Se, todavia, houver algum espírito tão impertinente que pense que é coisa estranha à vocação de um teólogo estudar os problemas escolares, saiba que esse escrúpulo pesou tão fortemente sobre o meu coração a ponto de o fazer sangrar. Apercebi-me, porém, de que não poderia libertar-me dele de outra maneira senão prestando homenagem a Deus e pedindo publicamente conselho a todos acerca de tudo aquilo que uma intuição divina me sugeriu.

( A MISSÃO DO TEÓLOGO NÃO LIMITA-SE SOMENTE A TRATAR DE DEUS, MAS A RELAÇÃO DE DEUS COM O UNIVERSO E DE RETRATAR QUAL É A VONTADE DE DEUS PARA A HUMANIDADE E QUAL O PROPÓSITO DE TODAS AS COISAS. DAÍ QUE SER TEÓLOGO É TER UMA VISÃO PANORAMICA DE TODAS AS CIÊNCIAS, PORQUE DEUS É CRIADOR DE TUDO E NELE RESIDE A INFORMAÇÃO COMPLETA SOBRE TUDO E TODOS)

20. Deixai-me, ó almas cristãs, falar-vos com toda a confiança! Quem me conhece muito de perto sabe muito bem que sou homem de fraca inteligência e quase de nenhuma instrução; e sabe também que choro os infortúnios da nossa época e desejo vivamente suprir, se isso é possível, quer com as minhas invenções, quer com as dos outros (todas as invenções derivam, de resto, do nosso bom Deus), a tudo o que nos falta de mais importante.

( AO SE DEFINIR COMO HOMEM DE FRACA INTELIGÊNCIA, COMENIUS MOSTRA A PRINCIPAL CARACTERISTICA DO SÁBIO: “saber que não sabe nada”. SÁBIO É AQUELE QUE MANTÉM UMA POSIÇÃO HUMILDE SOBRE A CIÊNCIA, PORQUE NENHUMA MENTE HUMANA TERÁ RESPOSTA PARA TUDO).

21. Se, portanto, encontrei agora alguma boa idéia, ela não deve ser minha, mas d’Aquele que costuma obter louvores da boca das crianças [16], e que, para se mostrar de fato fiel, veraz e benigno, dá a quem pede, abre a quem bate e oferece a quem procura (Luc., II, 9), porque até nós cumulamos de dons aqueles por quem deles fomos também cumulados. O meu Cristo sabe que tenho um coração tão simples que não há para mim diferença alguma entre ensinar e ser ensinado, advertir e ser advertido, entre ser mestre dos mestres (se me é lícito falar assim) e discípulo dos discípulos (se acaso posso esperar algum progresso).

( ESTA É A VERDADEIRA EVOLUÇÃO DO HOMEM, A EVOLUÇÃO INTERIOR, A VERDADEIRA CIÊNCIA TORNA O HOMEM HUMILDE, A FALSA O ENCHE DE SOBERBA, FAZENDO COM QUE ELE PENSA SER DE FATO ALGUMA COISA IMPORTANTE, QUEM DERA EM NÓS HAJA O MESMO CORAÇÃO A QUAL COMENIUS DIVULGAVA E QUE ERA CAPAZ DIZER QUE TINHA UM CORAÇÃO TÃO SIMPLES QUE NÃO VIA DIFERENÇA ENTRE ENSINAR E SER ENSINADO, ENTRE ADVERTIR E SER ADVERTIDO).

22. Por isso, as observações que o Senhor me concedeu fazer, eis que as ponho em público e em comum com todos.

( COMENIUS CHAMA OS SEUS ENSINOS DE MERA “OBSERVAÇÕES”, NÃO CHAMANDO PARA SI O TÍTULO DE “DOGMA” QUE É ALGO MAIS PETRIFICADO, IMUTÁVEL.)

23. Se alguém encontrar melhor, faça o mesmo, para não ser acusado pelo Senhor de colocar os seus dinheiros no cofre e de os esconder, pois o Senhor quer que os seus servos negoceiem, para que os dinheiros de cada um deles, postos no banco, rendam outros dinheiros (Luc., 19).

(SURPREENDE-ME A HUMILDADE DE COMENIUS, A QUAL NÃO ATRIBUI A SUA OBRA, A ÚLTIMA PALAVRA, MAS QUE AQUELES QUE DESCOBRIREM MELHORES CAMINHO PARA A DIDÁTICA QUE AS DIVULGE, SOB PENA DE GUARDAR TESOUROS A QUAL DEVERIA TER COLOCADO PARA GERAR MAIS RIQUEZAS NO MERCADO DO CONHECIMENTO).

É lícito, foi lícito e sempre será lícito procurar as coisas grandes. E nunca será em vão o trabalho começado em nome do Senhor.

A TODOS AQUELES QUE PRESIDEM ÀS COISAS HUMANA,
AOS MINISTROS DE ESTADO, AOS PASTORES DAS IGREJAS,
AOS DIRETORES DAS ESCOLAS, AOS PAIS E AOS TUTORES,
SEJA DADA A GRAÇA E A PAZ DE DEUS, PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO

( COMENIUA ENUMERA OS LIDERES POLÍTICOS, RELIGIOSOS, PROFESSORES PAIS E LIDERES EM GERAL COMO OS QUE PRESIDEM AS COISAS RELATIVA A HUMANIDADE).

As duas mais excelentes obras da criação: o paraíso e o homem.
1. Deus, no princípio do mundo, criou o homem, plasmando-o com a terra, e colocou-o num paraíso de delícias, por Ele plantado no Oriente, não só para que o guardasse e cultivasse (Gênesis, 2, 15), mas também para que ele próprio fosse para o seu Deus um jardim de delícias.

( O PARAÍSO E A HUMANIDADE SÃO AS MELHORES COISAS QUE DEUS CRIOU, SEGUNDO COMENIUS, OBSERVO QUE TAIS ASPECTOS DA CRIAÇÃO SE REFIRA APENAS A CRIAÇÃO VISÍVEL, MESMO ASSIM HÁ MARAVILHAS INFINITAS AO OBSERVARMOS O MICRO MUNDO (DA ORGANIZAÇÃO CELULAR) E O MACRO MUNDO ( DO UNIVERSO CELESTE).

Comparação entre o homem e o paraíso.

2. Na verdade, assim como o paraíso era a parte mais amena do mundo, assim o homem era a mais amada das criaturas. O paraíso foi plantado a Oriente; o homem, à imagem d’Aquele que teve origem desde o princípio, desde os dias da eternidade. No paraíso, cresceram todas as plantas belas para serem vistas, e deliciosas para serem comidas, escolhidas entre todas aquelas que estavam espa1hadas, aqui e além, por toda a terra; no homem, foram acumulados, por assim dizer, como num só monte, todos os elementos do mundo, todas as formas e todos os graus das formas, para que manifestasse toda a arte da divina sabedoria. O paraíso tinha a árvore da ciência do bem e do mal; o homem tem a mente para distinguir e a vontade para escolher o que existe de bem ou de mal. No paraíso, existia a árvore de vida; no homem, existe também a árvore da imortalidade, ou seja, a sabedoria de Deus, a qual colocou no homem raízes eternas (Eclesiástico, I, 16). Desse lugar de delícias, saía um rio, que regava o paraíso e depois se dividia em quatro ramos principais (Gênesis, 2, 10); no coração do homem, confluem vários dons do Espírito Santo, que vão irrigá-lo, e depois, do seu seio, brotam rios de água viva (S. João, 7, 38), isto é, no homem e por obra do homem, difunde-se, de vários modos, a sabedoria de Deus, como rios que se derramam em todas as direções. Isto é atestado também pelo Apóstolo, quando afirma que, por meio da Igreja, se torna manifesta aos principados e às potestades dos céus a multiforme sabedoria de Deus (Efésios, 3, 10).


(COMENIUS COMPARA O HOMEM AO PARAÍSO, O MELHOR DA NATUREZA MINERAL, VEGETAL E ANIMAL EM SEMELHANÇA AO HOMEM QUE REFLETE DEUS, INTERESSANTE ESTA COMPARAÇÃO DE COMENIUS, A TRÊS ANOS ATRÁS EU PLANTEI UM JARDIM DE 12 MIL METROS QUADRADOS E PASSEI A CULTIVAR A CADA 15 DIAS, ONDE PASSO O FIM DE SEMANA. ALI TENHO PLANTADO PELO MENOS UM EXEMPLAR DE CADA ÁRVORE FRUTÍFERA QUE CONSIGO A MUDA, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ESTE CONTANTO COM A NATUREZA E NA COMTEMPLAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS ÁRVORES ATÉ O PONTO DELAS FRUTIFICAREM ME TEM FEITO SE APROXIMAR MAIS DE DEUS ).



"educar uma criança, é como plantar uma árvore, os frutos demoram a aparecer, mas é compensador"

3. Verdadeiramente, portanto, cada homem é para o seu Deus um paraíso de delícias, se se mantém no lugar que lhe foi marcado. De modo semelhante, também a Igreja, que é a comunidade de todos os homens consagrados a Deus, é, muitas vezes, comparada, na Sagrada Escritura, ao paraíso, ao jardim e à vinha de Deus.

(DEUS, HOMEM E UNIVERSO, ESTAS TRÊS PARTES DA VIDA, JÁ FORAM INTIMAMENTES LIGADAS UMA AS OUTRAS)

Perda de ambos os paraísos

4. Mas que desventura foi a nossa! Estávamos no paraíso das delícias corporais, e perdemo-lo; e, ao mesmo tempo, perdemos o paraíso das delícias espirituais, que éramos nós mesmos. Fomos expulsos para as solidões da terra, e tornamo-nos nós próprios uma solidão e um autêntico deserto escuro e esquálido. Com efeito, fomos ingratos para com aqueles bens, dos quais, no paraíso, Deus nos havia cumulado com abundância relativamente à alma e ao corpo; merecidamente, portanto, fomos despojados de uns e de outros, e a nossa alma e o nosso corpo tornaram-se o alvo das desgraças.

(COM A CORRUPÇÃO DA NATUREZA HUMANA, PERDEMOS A HARMONIA COM A NATUREZA E COM DEUS, NOS DIZERES DE COMENIUS, FICAMOS NA SOLIDÃO).

Deus lamenta-se disso.

5. Acerca destes fatos, ouçamos um profeta, que fala alegoricamente a um rei de Tiro, soberbo e condenado a ser punido pela sua soberba: «Tu vivias no meio das delícias do paraíso de Deus; e o teu vestido estava ornado de toda a casta de pedras preciosas: o sárdio, o topázio, o jaspe, o crisólito, a cornelina, o berilo, a safira, o carbúnculo, a esmeralda, juntamente com objetos de ouro. Tímpanos e gaitas de foles foram preparados, no dia em que foste feito rei, para tocarem em tua honra. Tu eras um querubim e por isso te ungi como protetor (senhor das outras criaturas); por isso te fiz chefe; vivias no monte santo de Deus e caminhavas no meio de pedras preciosas incessantemente flamejantes. Andando pelos teus caminhos, eras perfeito desde o dia da tua assunção ao reino, até que foi encontrada em ti a iniquidade! Na multidão das tuas traficâncias, as tuas vísceras encheram-se de iniquidade e cometeste pecados. Por isso te expulsei do monte de Deus, te entreguei à ruína, etc. Quando o teu coração se encheu de soberba com a tua magnificência, tu perdeste a sabedoria, e eu lancei-te por terra, etc.» (Ezequiel, 28, 12 e ss.). Num momento da sua justa indignação, lançou-nos por terra e expulsou-nos, e assim, embora fôssemos como um jardim do Éden, doravante tornamo-nos como uma solidão do deserto.

( O TEXTO CITADO POR COMENIUS É UMA COMPARAÇÃO ENTRE O REI DE TIRO E LÚCIFER, AMBOS CAIRAM DE UM ESTADO DE DELÍCIAS PARA UM DESGRAÇA, EM AMBOS OS CASOS A SOBERBA PRECEDE A QUEDA).

Reconquista do nosso paraíso por meio da graça de Deus.

6. Seja glorificado e louvado e honrado e bendito para sempre o nosso misericordioso Deus que, embora nos tenha abandonado por um certo tempo, todavia, não nos deixou na solidão eternamente; pelo contrário, manifestando a sua sabedoria, mediante a qual delineou o céu e a terra e todas as outras coisas, com a sua misericórdia fortificou, de novo, o seu abandonado paraíso, ou seja, o gênero humano; e assim, com o machado e a serra e a foice da sua lei, cortadas pelo pé e podadas as árvores meio mortas e secas do nosso coração, aí plantou novos rebentos escolhidos no paraíso celeste; e para que estes pudessem pegar e crescer, irrigou-os com o seu próprio sangue, e nunca mais deixou de os regar com vários dons do seu Espírito Santo, que são como que arroios de água viva; e mandou também os seus operários, jardineiros espirituais, a tratar com cuidado fiel a nova plantação de Deus. Efetivamente, assim fala Deus a Isaías e, na pessoa dele, a outros: «Pus as minhas palavras na tua boca e protegi-te com a sombra da minha mão, para que plantes os céus e fundes a terra e digas a Sião: o meu povo és tu» (Isaías, 51, 16).

A Igreja reverdece o paraíso.

7. Verdeja, portanto, outra vez, o jardim da Igreja, delícia do coração divino, como de novo diz Isaías (51, 3): «O Senhor consolará, pois, Sião, e consolará todas as suas ruínas; e transformará o seu deserto num lugar de delícias e a sua solidão num jardim do Senhor. Ai haverá gozo e alegria, ação de graças e vozes de louvor». E em Salomão: «Jardim completamente fechado, irmã minha, minha esposa; jardim completamente fechado, fonte selada. As tuas plantas formam um jardim de delícias cheio de toda a qualidade de romãs, de frutos de cipre e de nardo, etc.» (Cântico dos Cânticos, 4, 12-13). Responde-lhe a esposa, a Igreja: «Tu, a fonte dos jardins, o poço das águas vivas, que com ímpeto correm do Líbano! Levanta-te, aquilão, e vem tu, vento do meio-dia, assopra de todos os lados no meu jardim, e espalhem-se os seus aromas. Que o meu amado venha para o jardim e coma as suas frutas preciosas» (Ibid., 15, 16 e 17).

(DEUS SEMPRE TEM UM NOVO FÔLEGO PARA DÁ PARA OS SEUS SERVOS E RENOVA SUA IGREJA PARA QUE PRODUZA BONS FRUTOS)

Com o andar do tempo, porém, as plantas murcham.

8. Mas, verdadeiramente, esta nova plantação teve um sucesso correspondente às esperanças nela depositadas? Todos os rebentos crescem bem? Todas as árvores as plantas da nova plantação produzem nardo e açafrão, ou mirra, ou aromas, ou frutos preciosos? [1]. Ouçamos a voz de Deus, que fala à sua Igreja: «Eu plantei-te, ó vinha, com sarmentos todos de boa qualidade. Como, pois, degeneraste para mim, convertendo-te em vinha bastarda?» (Jeremias, 2, 21). Eis Deus que se lamenta, dizendo que também esta nova plantação se abastardou!

(COMENIUS, EM SEU DISCURSO SOBRE O PECADO E CORRUPÇÃO DA NATUREZA HUMANA, FALA QUE MESMO A IGREJA, QUE É A VINHA DE DEUS E QUE NELA ELE PLANTOU ÁRVORES E PLANTAS QUE ERAM PARA DÁ FRUTOS E FLORES, AINDA ALI, DEUS ENCONTRA ESPINHOS, MATO E ERVAS DANINAS).

Queixas de Deus e dos homens sábios acerca deste assunto.

9. A Sagrada Escritura está cheia de queixas semelhantes: estão cheios de todo o gênero de confusão os olhos de todos aqueles que alguma vez se dispuseram a examinar as condições humanas e também as da Igreja. O mais sábio dos homens, Salomão, refletindo profundamente em tudo o que acontece sob o sol, mesmo nas coisas por ele mesmo pensadas, ditas e feitas, começou a deplorar que «nunca se lhe apresentasse à mente outra coisa senão vaidade e desordem; que as perversidades se não pudessem corrigir e os defeitos enumerar» (Eclesiastes, I, 15). De tal maneira que até «a verdadeira sabedoria é uma aflição do espírito e multiplica a indignação e a desgraça» (Ibid., 8).

( COMENIUS DE POSSE DE TEXTOS BÍBLICOS, SABIAMENTE ENFATIZA QUE O RECONHECIMENTO DA CONDIÇÃO DEPLORÁVEL É O PRINCÍPIO PARA QUE O HOMEM SE ENCONTRE E SE DESCUBRA, MESMO A IGREJA{OS CRISTÃOS, OS CRENTES, OU OS EVANGÉLICOS} NÃO TEM O QUE SE GLORIAR MORALMENTE).

Porque é que o povo não se cura destas coisas.

10. Com efeito, assim como quem ignora que tem uma doença, não a cura; quem não sente dores, não se lamenta; quem não se apercebe do perigo, não se arrepia, mesmo que esteja sobre um abismo ou sobre um precipício; assim também não é de admirar que as desordens, que corroem o gênero humano e a Igreja, não façam impressão a quem as não considera. Mas quem se vê a si mesmo, e os outros, cobertos de infinitas manchas, e sente já que as suas úlceras e as dos outros supuram cada vez mais, e tem o nariz cheio do terrível odor que delas sai; quem se vê a si e aos outros estar no meio de pericolusíssimas voragens e despenhadeiros, e girar entre laços tensos; mais ainda, quem se vê conduzido por precipícios ininterruptos, e que este e aquele se precipitaram já, é difícil que não se arrepie, que não se sinta aterrado, que não morra de dor.


( O PIOR DEFEITO DO SER HUMANO É A FALTA DE RECONHECIMENTO DA SUA CONDIÇÃO DEPLORAVEL MORAL E ESPIRITUAL. A CADA INVENÇÃO, A CADA TECNOLÓGIA, OS ARAUTOS DO HUMANISMO PREGAVAM QUE AGORA A HUMANDADE ALCANÇARIA UM ESTÁGIO DE IGUALDADE, LIBERDADE E PAZ. MAS O QUE VEMOS É CADA VEZ MAIS AUMENTANDO O ABISMO ENTRE OS HOMENS, ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. CADA UM PRECISA ENXERGAR PARA DENTRO E SI E VÊ O SER HUMANO PODRE QUE É. COMO DIZ COMENIUS É COMO ALGUÉM QUE TEM UMA DOENÇA E A IGNORA, COM CERTEZA NÃO PROCURARÁ A CURA)


Demostra-se por indução que tudo o que nos pertence está pervertido e depravado.
11. Na verdade, do que existe em nós ou do que a nós pertence, haverá algo que esteja no seu devido lugar ou no seu estado? Nada, em parte alguma. Invertido e estragado, tudo está destruído ou arruinado. No lugar da inteligência, pela qual deveremos igualar os anjos, está, na maior parte de nós, uma estupidez tão grande que, precisamente como os animais brutos, ignoramos até as coisas que mais necessidade temos de saber. No lugar da prudência, pela qual, sendo nós destinados à eternidade, deveremos preparar-nos para a eternidade, está um tão grande esquecimento, não só da eternidade, mas até da morte, que a maior parte dos homens são presa de coisas terrenas e passageiras e até de iminentíssima morte. No lugar da sabedoria celeste, pela qual nos fora concedido reconhecer e venerar os aspectos ótimos das coisas ótimas e saborear, por isso, os seus frutos dulcíssimos, está uma repugnantíssima aversão àquele Deus que nos dá a vida, o movimento e o ser [2], e uma estultíssima irritação contra a sua divina potência. No lugar do amor mútuo e da mansidão, estão ódios recíprocos, inimizades, guerras e carnificinas. No lugar da justiça, está a iniquidade, a injustiça, as opressões, os furtos e as rapinas. No lugar da castidade, está a impureza e a obscenidade dos pensamentos, das palavras e das ações. No lugar da simplicidade e da veracidade, estão as mentiras, as fraudes e os enganos. No lugar da humildade, está o fausto e a soberba de uns para com os outros.

( A HAMARTIOLOGIA DEFENDIDA POR COMENIUS É BÍBLICA, QUANDO ELE RETRATA QUE O PECADO ESTRAGOU NÃO SOMENTE O SER HUMANO, MAS AS COISAS QUE LHE PERTENCE, O HOMEM CRIOU A ARMA NUCLEAR A PRINCIPIO PARA USO NA MEDICINA, MAS LOGO FOI USADA COMO PODER DESTRUIDOR. A SIMPLES FACA QUE ERA PARA SER UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE COZINHA, JÁ FOI ARMA QUE CEIFOU TANTAS VIDAS, O MAL QUE ESTA NO HOMEM SE PROPAGOU TAMBÉM PARA AS COISAS QUE LHE PERTENCE).

E nós estamos completamente perdidos.

12. Ai de ti, infeliz geração, que degeneraste tanto! «O Senhor olha do céu para os filhos dos homens, para ver se há quem tenha prudência e busque a Deus. Todos à uma se extraviaram e se perverteram; não há quem faça o bem, não há sequer um» (Salmo

13, 2-3). Mesmo aqueles que se apresentam como guias de outros seguem por caminhos maus e tortuosos; aqueles que deveriam ser portadores de luz, na maioria das vezes, difundem trevas. Efetivamente, se, aqui ou além, há um pouquinho de bem e de verdade, é mutilado, débil e disperso, não passando de uma sombra, de uma opinião, se se confronta com aquilo que verdadeiramente deveria ser. Se há alguém que se não aperceba disto, saiba que sofre de vertigens: os sábios, contemplando as coisas que lhes dizem respeito e as alheias, não com os óculos das opiniões comuns, mas com a luz clara da verdade, vêem aquilo que vêem.


(A DECADÊNCIA MORAL HUMANA É LATENTE, PERMANENTE, TODOS ESTÃO DEBAIXO DA MESMA CONDIÇÃO MISERÁVEL DO PECADO QUE IGUALA TODOS OS HOMENS NA MESMA NATUREZA, MESMO AQUELES QUE SE DISPÕEM A CONDUZIR ESPIRITUALMENTE OS OUTROS)

Duplo conforto:

1 - O Paraíso eterno.

13. Resta, todavia, para nós um duplo conforto. Primeiro: Deus prepara para os seus eleitos o paraíso eterno, onde readquirirão a perfeição e até uma perfeição mais plena e mais sólida que aquela primeira perfeição, agora perdida. Nesse paraíso habita Cristo (Lucas, 23, 43), a ele foi arrebatado Paulo (Coríntios, II, 12, 4), e João pôde ver a sua glória (Apocalipse, 2, 7 e 21, 10).

( A ESPERANÇA ETERNA É O PRINCÍPIO NA QUAL DEVEMOS ALICERCAR NOSSA FÉ, DEVEMOS TER EM MENTE QUE A PRINCIPAL FINALIDADE DESTA VIDA É SERVIR DE TRAMPOLIM PARA OS FIÉIS CHEGAREM AO PARAÍSO. NOSSA ESPERANÇA MAIOR É ESPIRITUAL E FUTURA)

Também aqui, de tempos a tempos, se pode renovar o paraíso da Igreja.

14. O segundo conforto vem do fato de que Deus, costuma renovar, de tempos a tempos, mesmo aqui na terra, a sua Igreja, e transformar os desertos num jardim de delícias, como o mostram precisamente as promessas divinas acima referidas. Sabemos que, destas transformações, algumas foram feitas de modo solene: depois da Queda; depois do Dilúvio; depois da entrada do povo hebreu na terra de Canaan; no tempo de David e no tempo de Salomão; depois do regresso da Babilônia e da reedificação de Jerusalém; depois da ascensão de Cristo ao céu e da pregação do Evangelho aos gentios; no tempo de Constantino e em outras ocasiões. Se, porventura, também agora, após os furores de guerras tão atrozes e após tão grandes devastações de nações, o Pai das misericórdias se prepara para nos olhar com uma face mais benigna, somos obrigados a caminhar ao encontro de Deus e a concorrer também nós para o aperfeiçoamento da nossa vida, segundo os modos e os caminhos que nos mostrar o mesmo sapientíssimo Deus, o qual ordena tudo conforme os seus caminhos.

(UMA OBSERVAÇÃO HISTÓRICA DE COMENIUS, É DE GRANDE VALIA, POIS QUE A HUMANIDADE E A IGREJA, ELA NÃO TEM UM DESENVOLVIMENTO LINEAR, NEM EM ASCENÇÃO, MAS EM ONDAS, EM CERTOS TEMPOS A HUMANIDADE E O POVO DE DEUS ESTÃO FLORESCENDO, EM OUTROS TEMPOS, SOFRE DAS INTEMPÉRIES DO TEMPO, SÃO ONDAS DE PROGRESSO E REGRESSO).

O modo mais eficaz desta renovação fornece-a uma reta formação da juventude.

15. Um dos primeiros ensinamentos, que a Sagrada Escritura nos dá, é este: sob o sol não há nenhum outro caminho mais eficaz para corrigir as corrupções humanas que a reta educação da juventude. Com efeito, Salomão, depois de ter percorrido todos os labirintos dos erros humanos e de se ter lamentado porque se não podiam corrigir as perversidades e enumerar os defeitos dos homens, volta-se finalmente para os jovens, suplicando-lhes «que se lembrem do seu Criador nos dias da juventude e O temam e observem os mandamentos, porque isto é o essencial para o homem» (Eclesiastes, 12, 13). E noutro lugar diz: «Instrui o jovem no caminho que deve seguir, e ele não se afastará dele, mesmo quando for velho» (Provérbios, 22, 6). E por isso David diz: «Vinde filhos, ouvi-me, eu vos ensinarei o temor de Deus» (Salmo 33, 11). Mas também o próprio David celeste e o autêntico Salomão, o Filho eterno de Deus, enviado do céu para regenerar a humanidade, nos ensinou, como que levantando o dedo, o mesmo caminho, quando disse: «Deixai vir a mim as criancinhas, e não as afasteis de mim, porque é delas o reino dos céus» (Marcos, 10,14). E a nós disse: «Se não vos converterdes e vos não tornardes como meninos, não entrareis no reino dos céus» (Mateus, 18,3).

(SABIAMENTE COMENIUS EXTRAI DAS ESCRITURAS SAGRADAS A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS NO BOM CAMINHO, FAZENDO ASSIM OS RESULTADOS SÃO MELHORES, DO CONTRÁRIO, TENTAR REFORMAR O HOMEM ADULTO SAI MAIS CARO E OS RESULTADOS QUASE SEMPRE PÍFIOS).

As crianças não são apenas o objeto, mas também o exemplar da verdadeira regeneração



"escola para crianças é melhor do que presídios para adultos."

16. Mas que palavras são estas?! Ouvi-as bem e examinai-as atentamente todos, para ver que coisa queria dizer o Mestre e Senhor de todos. Como proclama que só as criançinhas são merecedoras do reino de Deus, admitindo a participar na herança apenas os homens que se tenham tornado semelhantes às criancinhas! Oxalá vós, diletas criancinhas, possais entender este vosso celeste privilégio! Eis no que ele consiste: é vosso o resto de dignidade que ficou ainda no gênero humano, ou seja, o direito que ele tem ainda á pátria celeste! (Cristo é vosso, vossa é a santificação do Espírito, vossa a graça de Deus, vossa a herança da vida futura; sim, tudo isto é vosso, pertence-vos a vós particularmente e infalivelmente, pertence mesmo só a vós, a não ser que qualquer outro, convertendo-se, se torne como vós. Eis que nós, adultos, que julgamos que só nós somos homens e vós sois macaquinhos, só nós sábios e vós doidinhos, só nós faladores inteligentes e vós ainda não aptos para falar, eis que, enfim, somos obrigados a vir à vossa escola! Vós fostes-nos dados como mestres, e as vossas obras são dadas às nossas como espelho e exemplo!


A SIMPLICIDADE DAS CRIANÇAS É A PORTA ABERTA PARA UMA BOA APREDIZAGEM


(QUANDO ADULTO O SER HUMANO CRIA MAIS RESISTÊNCIA AO APRENDIZADO DO QUE A CRIANÇA, O ADULTO POR JÁ TER ALGUM CONHECIMENTO PRÉVIO E POR FAZER COMPARAÇÕES COM O QUE SABE COM A MATÉRIA QUE ESTA APREENDENDO, FILTRA OS ENSINAMENTOS, CRIANDO BARREIRA MENTAL PARA A APRENDIZAGEM, ENQUANTO A CRIANÇA EM SUA PUREZA E INOCÊNCIA RECEBE COM A MENTE E O CORAÇÃO O QUE OUVE. JESUS DISSE QUE DEVEMOS APRENDER, RECEBER OS ENSINOS COMO UMA CRIANÇA).

Porque é que Deus tem em tanta consideração as criancinhas.

17. Se alguém quiser saber porque é que Deus tem em tão grande consideração as criancinhas e as aprecia tanto, por mais que reflita, não encontrará uma razão mais forte que esta: as criancinhas têm todas as faculdades mais simples e mais aptas para receber os remédios que a misericórdia divina oferece para a cura das coisas humanas, em estado tão deplorável. Com efeito, embora a corrupção, produzida pela queda de Adão, tenha invadido toda a substância do nosso ser, todavia, uma vez que Cristo, segundo Adão, enxertou de novo em si mesmo, árvore da vida, a natureza humana, e não é excluído senão quem se exclui a si mesmo pela sua própria incredulidade (Marcos, 16, 16) (a qual não pode ainda verificar-se nas criancinhas), resulta que as criancinhas, não estando ainda novamente manchadas, nem pelos pecados nem pela incredulidade, são proclamadas herdeiras da herança patrimonial do reino de Deus, desde que saibam conservar a graça de Deus já recebida e manter-se limpas do mundo. Além disso, estas coisas podem ensinar-se mais facilmente às crianças que aos outros, pois não estão ainda dominadas pelos maus hábitos.

(A INCREDULIDADE DO ADULTO É QUE CRIA A RESISTÊNCIA A APRENDIZAGEM, AS CRIANÇAS SÃO MAIS SIMPLES, OUVEM COM FÉ, POR ISSO NÃO SE DEVE ABUSAR DESTA INGENUIDADE INFANTIL E ENSINAR MENTIRAS E MITOS QUE MAIS TARDE IRÃO DECEPCIONA-LAS COM OS ADULTOS, MENTIRAS COMO PAPAI NOEL E COELHINHO DA PÁSCOA)

Porque nos obriga a nós, adultos, a ir junto das crianças.

18. Cristo ordena que nós, adultos, nos convertamos para que nos façamos como criancinhas, isto é, para que desaprendamos os males que havíamos contraído com uma má educação e aprendido com os maus exemplos do mundo, e regressemos ao primitivo estado de simplicidade, de mansidão, de humildade, de castidade, de obediência, etc. E, na verdade, uma vez que não há coisa mais difícil que desabituar-se daquilo a que se estava habituado (com efeito, o hábito é uma segunda natureza, e a natureza, ainda que se expulse com a forca, volta sempre a aparecer [3]), daí resulta que não há coisa mais difícil que voltar a educar bem um homem que foi mal educado. Na verdade, uma árvore, tal como cresce, alta ou baixa, com os ramos bem direitos ou tortos, assim permanece depois de adulta e não se deixa transformar. Os pedaços de madeira, curvados para fazer as rodas, endurecidos ali no seu posto, quebram de preferência a tornarem-se direitos, como a experiência o mostra de modo evidente. Acerca dos homens habituados a fazer o mal, Deus afirma o mesmo: «Acaso um Etíope pode mudar a cor da sua pele e um leopardo as suas malhas? Acaso podeis fazer o bem, vós que não aprendestes senão a fazer o mal?» (Jeremias, 13, 23).

(UMA GALHO TORNO DE UMA ÁRVORE NÃO SE PODE ENDIREITAR, ESTE DITADO REFLETE A DIFICULDADE DE EDUCAR UM ADULTO QUE JÁ ADQUIRIU OS MAUS HÁBITOS, É LÓGICO QUE O SER HUMANO NÃO É SÓ PRODUTO DA EDUCAÇÃO, O SER HUMANO JÁ NASCE COM UMA ÍNDOLE E COM UMA PRÉ-DISPOSIÇÃO PARA CERTAS MANIAS OU COMPORTAMENTOS, MAS SE NA INFANCIA ELE RECEBE SÓLIDA EDUCAÇÃO, QUANDO CRESCER, ESTA PESSOA TERÁ MAIS CHANCES DE CONTROLAR SEUS INSTINTOS MAUS).

É necessário que a reforma da Igreja comece pelas criancinhas.

19. Daqui se infere esta conclusão necessária: se se devem aplicar remédios às corruptelas do gênero humano, importa fazê-lo de modo especial por meio de uma educação sensata e prudente da juventude. Importa fazer precisamente como quem quer renovar um pomar, o qual tem necessariamente de plantar novas arvorezinhas e de as tratar com muito cuidado, para que cresçam belas e grandes; com efeito, para transplantar árvores velhas e nelas infundir fecundidade, não basta a força da arte. Portanto, as mentes simples e não ainda ocupadas e estragadas por vãos preconceitos e costumes mundanos, são as mais aptas para amar a Deus


( A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS É A BASE DE UMA SOCIEDADE E DE UMA IGREJA MAIS PURA, MAS ESTA EDUCAÇÃO NÃO PODE SER MERAS INFORMAÇÕES E SIM “FORMAÇÕES”, FALTA NAS ESCOLAS DISCIPLINAS COMO MORAL, CIVISMO, TEMOR A DEUS, RESPEITO AS LIDERANÇAS, HONESTIDADE, VICIOS E VIRTUDES. ENSINAR GEOGRAFIA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, LÍNGUA, NÃO AJUDA A FORMAR UM SER HUMANO, POR ISSO O NOSSO MUNDO PIOROU MORALMENTE NO ÚLTIMO SÉCULO)..

Testemunho de Deus.

20. Deus mostra isto pela boca do profeta, quando, ao lamentar-se da corrupção universal, afirma que «já não há a quem Ele possa ensinar a sabedoria, a quem possa fazer entender a sua doutrina, a não ser aos meninos acabados de desquitar, aos que acabam de ser desmamados» (Isaías, 28, 9).



(AS CRIANÇAS DEVEM RECEBER SÓLIDOS ENSINOS MORAIS, PATRIÓTICOS, RELIGIOSOS PARA QUE POSSAM ENFRENTAR O MUNDO MAIS PREPARADOS ESPIRTUALMENTE PSICOLOGICMANTE. ESTA FALTA DE BASE MORAL É O MOTIVO DE TANTOS ADOLESCENTES SEREM FACILMENTE ATRAIDOS PELAS DROGAS, DEPOIS O GOVERNO GASTA RIOS DE DINHEIRO TENTANDO CONSERTAR OS JOVENS OU PELOS MENOS DETE-LOS EM INSTITUIÇÕES PRISIONAIS. GOVERNO QUE NÃO GASTA NA EDUCAÇÃO, GASTARÁ COM DETENÇÃO)

2 comentários:

  1. Não julges para não ser julgado,pois´só quem sabe de todas as coisas é DEUS.Pois só ele sabe o que se passa no coração e na mente dos homens, quem somos nós para dizer quem é certo e quem é errado.
    Só peço a DEUS que nos de sabedoria para que o ou a,presidente(a) do Brasil seja o escolhido por nosso sehor,que seja feito a vontade do pai e não a nossa.GRAVE ESSAS ÚLTIMAS PALAVRAS NOS CORAÇÔES DAQUELES QUE PERTENCE O REINO DO CÉU.
    AMÉM.

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  2. O ALTISSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:

    (JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (EX.3.14) – Eu sou o sábio que me enviou a vós outros, (SL.33.19) – para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome com conservar-lhes a vida: (MT.15.10)–Ouvi e entendei, (2PE.1.20) – sabendo primeiramente isto: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
    (LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.58.11) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra; pois é o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais dessa parábola:

    (NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:

    (MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:

    E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.

    (GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (MT.10.18) – Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei: (IS.46.13) – Faço chegar a minha Justiça e não está longe: (MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.

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